Criar e Brincar

São Paulo, 24 de abril de 2020.


Brincadeira: "Cabaninha"

   Uma brincadeira muito apreciada pelas crianças e que não requer muitos recursos é a cabaninha, que pode ser montada na sala ou no quarto utilizando os próprios móveis disponíveis em casa e tecidos ou lençóis.
As crianças, além de se divertirem simplesmente pelo fato de estarem dentro da cabana, também poderão explorar outras formas de brincar e imaginar, como por exemplo, fazer um cineminha já que se as luzes forem apagadas ficará um ambiente escuro e aconchegante, brincar com lanternas, brincar com sombras, enfim, vale soltar a imaginação e aproveitar o momento em família!



**************************************
São Paulo, 27 de abril de 2020.

VAMOS FAZER BOLINHAS DE SABÃO?

(Não esqueçam de que precisarão da ajuda de um adulto!!)

Ingredientes para bola de sabão caseira
  •        250ml de Água
  •     100ml Detergente
  • ·   2 colheres (chá) de Açúcar*

* O ideal seria utilizar glucose de milho (um xarope cor de caramelo que você encontra no supermercado na sessão de coberturas de doces) ou xarope de milho (você encontra em lojas especializadas em confeitaria), ou ainda glicerina. Porém como são ingredientes mais difíceis de ter em casa e mais caros, utilizamos o açúcar que produz efeito bem similar.

Para xarope ou glucose de milho ou glicerina, utilize 50ml.

        Modo de preparo:
Misture o açúcar e a água com uma colher. Se optar pelo xarope ou glucose de milho, misture este com um pouquinho de água e somente depois junte com o restante da água. Por ser muito denso ele demora mais para diluir.

Junte o detergente e misture com a ajuda de uma colher, porém sem chacoalhar ou mexer vigorosamente para que as bolas fiquem maiores. Se as crianças permitirem, aguarde de um a dois dias para que a mistura fique ainda mais homogênea.

Prontinho, agora o sabão está pronto para se transformar em lindas bolas coloridas!

DIVIRTAM-SE!!!

****************************************
São Paulo, 29 de abril de 2020.

Brincadeira: Psicomotricidade

"A Psicomotricidade parte do princípio que o desenvolvimento das capacidades mentais (análise, síntese, abstração, simbolização, etc) é por meio da experiência do movimento e da ação que o pensamento é construído, isto é, o movimento é o pensamento em ação. A coordenação motora fina envolve os músculos mais pequenos do corpo, em particular os músculos das mãos, dos dedos, ao redor da boca e dos olhos e chamamos de equilíbrio estático quando o objeto está em repouso."

Sugestão: Será necessário uma bacia com água, bolinhas (tipo de piscina de bolinhas), uma concha e um outro recipiente sem água.
A brincadeira (vivência) consiste em pegar as bolinhas com a concha sem derrubá-las colocando-as no outro recipiente.
Variação: Podemos aproveitar para trabalhar cores, separando as bolinhas em recipientes diferentes de acordo com a cor; podemos também realizar competição onde marca-se um tempo para que se recolha as bolinhas de acordo com as cores e vence aquele que conseguir recolher a maior quantidade de bolinhas.




E aí?? Vamos brincar? Chame a família e divirtam-se!!! Compartilhe conosco como foi sua experiência, deixe um comentário, nos envie uma foto ou vídeo deste momento!


****************************************
São Paulo, 30 de abril de 2020

Brincadeiras que ultrapassam as deficiências físicas de todos nós

Hoje, compartilhamos com vocês a leitura indicada no documento "Trilhas de Aprendizagens" acessem o link abaixo para ler a matéria completa:
https://www.tempojunto.com/2017/07/29/brincadeiras-que-ultrapassam-as-deficiencias-fisicas-de-todos-nos/

Dicas para brincar com todas as crianças:
  • Estimular as crianças a ajudarem quem tem mobilidade reduzida e outras dificuldades;
  • Usar bolas com guizos e objetos sonoros;
  • Garantir piso plano para a circulação de cadeira de rodas no ambiente;
  • Respeitar a criança com hipersensibilidade tátil ou visual (realizar as atividades no ritmo dela);
  • Criar brinquedos que explorem figuras, cores, cheiros, texturas e sons;
  • Perguntar sempre à família e ao profissional de saúde se há restrições no brincar;
  • Ensinar às famílias as brincadeiras para que brinquem em casa com os filhos;
  • Nos jogos com cartas, usar o segurador de cartas para crianças com de ciência física;
  • Interferir quando alguém estiver excluído da brincadeira;
  • Não permitir manifestações discriminatórias no grupo;
  • Oferecer brincadeiras que quebrem preconceitos em relação ao gênero;
  • Privilegiar atividades que valorizem as capacidades (e não as dificuldades) de cada um.

Patrícia Camargo



Assistam o vídeo e vejam quantas brincadeiras divertidas podemos fazer em casa com poucos recursos.


 ❤❤❤❤

Ao brincar as crianças estabelecem relações sociais, desenvolvem seus sentidos, sentimentos e são protagonistas de seus aprendizados.
As Brincadeiras em família são muito importantes, pois nesses momentos em que os adultos se dedicam as crianças estão fortalecendo os vínculos positivos e afetivos.

Aproveitem esses dias de quarentena e brinquem bastante!

✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo,06 de maio de 2020.
Jogo de argolas

A dica de hoje é um jogo de argolas. Para criá-lo você vai precisar de:
  • rolinhos de papel higiênico ou de papel toalha;
  • tintas;
  • papelão;
  • papéis coloridos.
No vídeo abaixo mostro como criar este jogo e depois brincar. Lembrando que pode haver variações:
  • Caso não possuam tinta, vocês podem brincar somente de acertar as argolas e realizar a contagem das mesmas;
  • As argolas de papelão podem ser pintadas ao invés de colar os papéis coloridos, caso não possuam;
  • Para ficar mais legal brinquem em duplas ou mais pessoas, assim será possível realizar competições, vencendo aquele que acertar o maior número de argolas.


Ah, não se esqueça de visualizar a aba "Artes", lá também tem dica utilizando rolinhos de papel higiênico!

😊Professoras Fabiana e Joice😊


❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
São Paulo, 11 de maio de 2020.

JOGO DOS ALIMENTOS

Nossa sugestão hoje é um jogo bem nutritivo! Nele, enquanto os participantes brincam também degustam alimentos que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Vamos conferir?! Assistam o vídeo abaixo e depois animem-se para fazer aí na sua casa!
Não esqueçam de nos enviar seus comentários (aqui mesmo no blog) ou fotos e vídeos através do nosso e-mail: 6ajereissati@gmail.com

💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛

São Paulo, 27 de maio de 2020.

Brincando com sombras/lanternas

O material Trilhas da Aprendizagem, nas páginas 30 a 37 trazem diferentes 

tipos de brincadeiras, utilizando materiais diversificados. Nossa experiência 

de hoje possibilitará brincar e imaginar usando pouquíssimos materiais e 

fará com que as crianças criem belos desenhos e se encantem com o resultado.

Então vamos lá?! Vejam a sugestão no vídeo abaixo e brinquem juntos!!!😀😀


Se desejarem, compartilhem conosco como foi essa experiência aí na casa de vocês!!!
Beijinhos... Professoras Fabiana e Joice
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


São Paulo, 28 de maio de 2020.

Olá Famílias! Olá Crianças!

Hoje, trouxemos um jogo conhecido por vocês o "Jogo da memória", já realizamos algumas vezes lá na EMEI.

Apesar de simples o jogo trás objetivos importantes como: desenvolver o raciocínio lógico, noção espacial, memória fotográfica e incentivar a socialização.

Regras do jogo
1-Para iniciar o jogo as peças devem ser embaralhadas e colocadas com as figuras viradas para baixo;
2- Cada participante deve virar duas peças na tentativa de encontrar o par e deixar que todos os participantes vejam as figuras;
3- Se as duas figuras forem iguais o participante deve recolher o par e jogar novamente, se forem diferentes as peças são colocadas novamente no lugar viradas para baixo e passada a vez para o próximo participante. 
4- Ganha o jogo quem conseguir mais pares.

Vamos aprender a fazer?
Sua interação é muito importante!
Envie e-mail para 6ajereissati@gmail.com com fotos, vídeos, sugestões e comentários!
Estamos aguardando! Saudades!

💖💖 Beijinhos das Professoras Fabiana e Joice 💖💖
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


São Paulo, 02 de junho de 2020.
BRINCADEIRAS AFRICANAS
Olá famílias! Olá crianças!
Desejamos que todos estejam bem!😊

Hoje selecionamos duas brincadeiras de origem africana para vocês se divertirem.
É só movimentar o corpo para a diversão acontecer!



Brincadeiras:

1-Terra Mar (país: Moçambique)
2- Fogo na montanha (país: Tanzânia)

No vídeo abaixo a professora Francieli do Infatil I 5D, nos ensina a brincar.

Compartilhem conosco as atividades que vocês estão realizando junto com a família, enviem e-mail para 6ajereissati@gmail.com

Estamos com muita saudade!
Com carinho💝
Professoras:Fabiana e Joice
💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕



São Paulo,04 de junho de 2020. 

Corrida da minhoca
Olá famílias!
Esperamos que todos estejam bem!

A brincadeira de hoje é simples de fazer e todos da família podem se divertir!
Vamos aprender a fazer uma minhoquinha de papel e com ela pronta preparar uma corrida muito legal!
Construir um brinquedo com a criança cria momentos afetivos e junto a isso situações que ficarão na memória da criança e da família.

Materiais: papel sulfite ou qualquer outra folha, caneta, régua, canetinha, cola e tesoura.
Vamos lá!?
Façam em casa! Boa diversão!
Participem do nosso blog! Aguardamos o seu e-mail  6ajereissati@gmail.com

Estamos com saudade!
💕 Com carinho 💕
Professoras: Fabiana e Joice.
💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟

São Paulo, 12 de junho de 2020.
"Números Martelados"

Vamos brincar?!
Vocês sabiam que podemos aprender muito através das brincadeiras? Aliás, a infância é marcada pelas brincadeiras, interações e muito aprendizado não é mesmo?!
A sugestão de hoje é a brincadeira "Números Martelados"!

Para brincar você vai precisar de:
  • casquinhas de ovos; aproximadamente dez casquinhas ou mais;
  • canetinha/lápis preto;
  • martelinho de brinquedo, colher de pau ou qualquer objeto que sirva para quebrar as casquinhas, ah pode até usar a própria mão!
Variação: ao invés de escrever números nas casquinhas, podem ser letras.



Esperamos que se divirtam fazendo aí na casa de vocês e não esqueçam de nos enviar através do email: 6ajereissati@gmail.com esses preciosos momentos!

Beijos! 
Professoras: Fabiana e Joice
💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

São Paulo, 15 de junho de 2020.
😀Olá turminha!!!😀

Nossa sugestão de hoje é uma brincadeira muito divertida!!!
Para realizá-la vocês irão precisar de:
  • uma bacia com água;
  • tampinhas de garrafa Pet coloridas;
  • corante (se tiver);
  • moldes de peixinhos feitos com EVA (se não tiver, pode usar somente as tampinhas);
  • peneira;
  • vareta de bexiga ou palito de churrasco ou colher de pau;
  • durex.
Observação: se não tiver a peneira ou a vareta, basta usar um pregador de roupas!


Veja o vídeo a seguir para saber como realizar a brincadeira aí na sua casa!!

Vamos lá... agora que já viram como funciona tentem fazer e nos mostre como foi esse momento através do nosso email: 
👉6ajereissati@gmail.com

🌻Saudades🌻
Professoras Fabiana e Joice
🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠

São Paulo, 18 de junho de 2020
Olá famílias!
Esperamos que todos estejam bem!😊

Hoje vamos propor a brincadeira Vivo ou Morto Maluco. 
Esta brincadeira (Vivo ou Morto) é uma das sugestões do  livro Trilhas de Aprendizagens e está na página 35.
A professora Débora do Infantil I 5D, adicionou alguns comandos e a brincadeira ficou muito divertida.

Vamos nos movimentar!
Façam em casa e se divirtam!
Participem! Enviem fotos ou vídeos para o e-mail: 6ajereissati@gmail.com
Saudade de todos!
Beijinhos!
💖 Professoras: Fabiana e Joice 💖
💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖
São Paulo, 23 de junho de 2020.

BILBOQUÊ


Olá famílias!
Esperamos que todos estejam bem!😊

A atividade que propomos hoje é a confecção do bilboquê e a brincadeira com o bilboquê.
Ao confeccionar o brinquedo junto com a criança a criatividade estará solta, podendo decorar da maneira que a imaginação permitir, assim desenvolver um projeto em família e estreitar os vínculos afetivos.
Ao brincar com o bilboquê a criança desenvolve a coordenação motora, equilíbrio, concentração, lateralidade,  noção espacial e podemos também quantificar os acertos. 

Com o brinquedo pronto a diversão é garantida!
Façam e brinquem aí em casa!

Tirem fotos, façam vídeos e compartilhem conosco através do email: 6ajereissati@gmail.com
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚


São Paulo, 25 de junho de 2020.


Olá famílias!
Como vocês estão?
Esperamos encontrar todos bem!

Hoje a proposta de atividade é a realização de alguns movimentos.
A professora Débora do Infantil I 5D, preparou um desafio para vocês, tentem realizar aí em casa e vale desafiar todos da família!

Vamos lá!?

Aguardamos suas participações através do e-mail 6ajereissati@gmail.com

Saudade de todos!
💚 Professoras: Fabiana e Joice 💚
 💚 💚 💚 💚 💚 💚  💚  💚  💚 💚 💚 💚 💚 💚  💚  💚 💚 💚 💚 💚 

São Paulo, 26 de junho de 2020.
Olá como estão?

Hoje propomos uma brincadeira muito simples utilizando um material que as crianças adoram:
😃Massa de modelar!😀

Para realizar esta brincadeira vocês vão precisar de: 
✅ massinha;
✅ uma caixa de sapatos sem a tampa;
✅ uma tampinha de garrafa pet;
✅ uma canetinha de qualquer cor.

Caso não possuam massa de modelar vocês poderão fazer em casa!
Abaixo, segue duas sugestões de receita:👇👇👇

Pin em filhos

Como fazer massinha de modelar | Crianças faça você mesmo, Kids ...
imagem retirada de: https://br.pinterest.com/pin/520869513136421724/?nic_v1=1aV9oen6UBxp6sPuUlqOLIG6MhCspyyatMnWem0Y3M0VRcIqP5p3kjKPswjxBf8YY6
💜💜💜💜💜💜💜

Vamos agora, para a brincadeira?

Vejam como fazer no vídeo abaixo:

👇👇👇👇


Depois que realizar a brincadeira, aproveite para explorar a massinha fazendo outras coisas que desejar! Solte a imaginação!

💟Beijos! Professoras Fabiana e Joice💟

🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎🤎

São Paulo, 29 de junho de 2020.
Olá crianças e famílias!😀
Como estão?

Vocês se lembram da sugestão de vivência do dia 24 de junho? Era referente à importância dos materiais de largo alcance... se ainda não viu dê uma olhadinha nesta postagem e também no vídeo que lá se encontra.😉

E aí, conseguiram juntar alguns dos materiais solicitados naquela postagem? Espero que sim! Mas, se não conseguiu, pode começar a qualquer tempo, combinado? 

No material Trilhas da Aprendizagem, página 33 temos a caixa mágica que permite uma infinidade de criações. Que tal montar a sua?

Sigam as sugestões e divirtam-se!
Depois, nos conte como foi, o que conseguiram juntar, como foram as brincadeiras que esses materiais proporcionaram à vocês, conseguiram construir alguma coisa? Compartilhe conosco esses aprendizados!
👉Indicação Material Trilhas da Aprendizagem página 33.

Boa semana!
💖Professoras Fabiana e Joice💖
💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

São Paulo, 02 de julho de 2020


OVO PULA-PULA

Olá famílias!
Como vocês estão?
Esperamos encontrar todos bem!

A proposta de atividade hoje é baseado no caderno " Trilhas de Aprendizagens", Brincadeiras e Brinquedos para se divertir em casa, página 31.
Uma experiência muito divertida!
A professora Alexandra do Infantil II 6D, realizou a experiência com seus filhos Sophia e Junior, assistam o vídeo abaixo e confiram que legal!


Compartilhem conosco suas vivências e experiências através do 
e-mail 6ajereissati@gmail.com
❤ Saudade ❤
Professoras: Fabiana e Joice 
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 13 de julho de 2020.

🥰Olá crianças e famílias! 🥰

Como estão? Mais uma semana se inicia e esperamos que estejam todos bem!😊
A sugestão de hoje é um jogo que exercitará a sua memória e, além de realizar este que está disponível aqui, vocês poderão realizar a brincadeira utilizando os objetos aí da casa de vocês!! Que tal?🤩
Vamos começar? Preparem-se!😀


Para registrar quais objetos foram retirados vocês poderão: 
✔ Fazer marcas em uma folha de papel que simbolizem a quantidade de acertos;
✔ Desenhar os objetos que forem retirados;
✔ Verbalizar os nomes dos objetos.
Aguardamos nos contarem como foi a brincadeira na casa de vocês!!!
6ajereissati@gmail.com

Beijos!
💖Professoras Fabiana e Joice💖
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 14 de julho de 2020.

Olá famílias e crianças!

Tudo bem?
Esperamos encontrar todos bem!😊

A sugestão de atividade hoje é a brincadeira com peteca.

CONSTRUINDO UM BRINQUEDO...

Que tal confeccionar uma peteca com apenas uma sacolinha e bolinha de papel amassado?

Jogar peteca: Ajuda a criança a apropriar e utilizar com maior controle as próprias possibilidades expressivas;

Desenvolve a criatividade,coordenação  motora e lateralidade.

TRILHAS DE APRENDIZAGENS PÁGINA 38/39


 A professora Marcela do 5B, ensina no vídeo abaixo como fazer uma peteca com materiais que temos em casa.

Saudade de todos!
Se possível, enviem fotos ou vídeos para o nosso e-mail: 6ajereissati@gmail.com
Com carinho💕
Professoras: Fabiana e Joice
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
São Paulo, 20 de julho de 2020.

🤩Olá crianças e famílias!🤩

Nossa sugestão hoje é o "jogo dos 7 erros!😃
Este jogo estimula a percepção visual, sendo que ao diferenciar os erros entre uma imagem e outra , várias áreas cerebrais são ativadas. As funções cognitivas estão envolvidas neste tipo de atividade e mesmo parecendo algo tão simples, colabora muito para as aprendizagens.

Observe a imagem abaixo e tente descobrir quais são as 7 diferenças:


E aí, descobriram?😊 Quando realizamos este jogo, geralmente costumamos fazer uma marca naquilo que está diferente entre uma imagem e outra. Como, por este canal não há essa possibilidade, que tal desenhar numa folha de papel tudo o que perceberam de diferente?! 👍
Encaminhem para o e-mail: 6ajereissati@gmail.com os desenhos de vocês!

Saudades!

💛Professoras: Fabiana e Joice💛
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛

São Paulo, 21 de julho de 2020.
PEBOLIM NA CAIXA
Olá famílias!

A sugestão de atividade hoje é a confecção de um brinquedo utilizando materiais de fácil acesso, seguindo as orientações do caderno "Trilhas de Aprendizagens". 

O pebolim é uma brincadeira muito divertida e é possível desenvolver algumas habilidades enquanto a criança brinca, como: a coordenação motora, a lateralidade, a interação, noção de distância e profundidade para acertar a bolinha ao gol, a imaginação e podemos quantificar os acertos.

Para confeccionar o brinquedo usaremos os itens abaixo:
- caixa de papelão
- palitinhos de churrasco
- tesoura
- prendedores de roupa
- bolinha (se não tiver a bolinha, amasse um papel formando uma bolinha)

A professora Alexandra do 6D, junto com o seu filho Júnior, ensinam como fazer o pebolim, assistam o vídeo a seguir:
Gostaram?!
Se possível, façam e compartilhem conosco, assim já matamos um pouco da saudade que estamos sentindo!
E-mail 6ajereissati@gmail.com

💝 Professoras: Fabiana e Joice 💝
💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝

São Paulo, 23 de julho de 2020

Olá crianças e famílias! 

Tudo bem?


A atividade de hoje é a brincadeira "Telefone com Fio". Com materiais de fácil acesso é possível estimular a imaginação e a oralidade. Além disso, na confecção do brinquedo a criança estreita os laços afetivos e desenvolve a coordenação motora.


Vamos precisar de: 

- 2 potinhos/ ou 2 latinhas

- Barbante (dois metros ou mais)

- Tesoura


Sobre as brincadeiras:

"Os bebês e as crianças começam a se desenvolver à medida que se relacionam

com as pessoas, seus hábitos e costumes, com a língua e as outras linguagens, com o

conhecimento acumulado. À medida que, também, começam a perceber o mundo ao

seu redor: a memória, a fala, o pensamento, a imaginação, os valores, os sentimentos

e a autodisciplina." Trilhas de Aprendizagens (página 4)


Vamos brincar?!

Curiosidade: Os dois potinhos/ ou latinhas unidos pelo barbante permitem a comunicação à distância, transmitindo as ondas sonoras através da vibração do barbante.


Estamos com muita saudade!

Vamos matar um pouco dessa saudade?!

Enviem fotos ou vídeos para o e-mail 6ajereissati@gmail.com


Com carinho!

Professoras: Fabiana e Joice 💕

✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 24 de julho de 2020.
🤩Olá crianças e famílias!🤩

A sugestão de hoje é uma brincadeira muito divertida que tem como objetivo estimular a atenção, o movimento de pinça (que envolve os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos), contagem e reconhecimento de cores.

Para brincar vocês precisarão de:
🔸canudinhos;
🔸durex;
🔸copo descartável;
🔸prendedor


Acompanhem a brincadeira no vídeo, gentilmente cedida pela Professora Elaine do 5 B e sua ajudante:

👉🏼 Indicação: Caderno Trilhas de aprendizagens, a partir da página 31.

Agora é com vocês!!😀 Realizem a brincadeira e nos conte como foi...👍🏼
Email: 6ajereissati@gmail.com

🎈Professoras Fabiana e Joice🎈

São Paulo, 04 de agosto de 2020.
Olá famílias e crianças!
Tudo bem!?

Hoje a sugestão de atividade é a corrida do papelão, uma brincadeira divertida e com pouco recurso, precisaremos apenas de quatro pedaços de papelões, para começar a diversão.

Regras: 
- A corrida é só de ida.
- Dois participantes.
- Cada participante utilizará dois pedaços de papelões, para colocar embaixo dos pés.
- O participante pisa em um dos papelões e, quando for dar o passo, coloca o outro na frente, pisa nele e torna a repetir o movimento, devendo pisar nos papelões durante toda a corrida.
- Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro.

Essa atividade desenvolve habilidades como: Coordenação motora, concentração, interação, noção espacial e equilíbrio.

As professoras  do Infantil II 6D Alexandra e Luciane, preparam esta atividade e gentilmente compartilharam conosco.

Vamos assistir!?

Se possível compartilhem conosco as atividades que vocês estão realizando aí em casa.
Para o nosso e-mail: 6ajereissati@gmail.com
Saudade!
Com carinho💕 
Professoras: Joice e Fabiana
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 07 de agosto de 2020.

Olá crianças e famílias!

Nossa sugestão hoje é a realização de uma brincadeira muito apreciada pelas crianças e que brincávamos muito quando estávamos lá na escola: a amarelinha!!!🤩👏🏼👏🏼😃

Existem muitas variações dessa mesma brincadeira e hoje a dica é de uma amarelinha feita dentro de casa, afinal nem todos possuem quintal e tampouco estamos podendo sair não é mesmo?!😉

Ah, antes de ver essa ideia super legal, vamos rever crianças de nossa turminha brincando?🥰🥰🥰

  
Que saudades desses momentos tão agradáveis!!!
💖😍💖😍💖😍💖😍💖😍

Agora vejam o vídeo com uma dica bem legal desta brincadeira feita dentro de casa! E divirtam-se em família!!👨‍👩‍👧‍👧

Sugestão retirada do Blog do 6 B Professora: Luciane
Vídeo disponível emhttps://youtu.be/p3LebKejI0s

🍭Professoras: Fabiana e Joice🍭
⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

São Paulo, 14 de agosto de 2020.

Olá crianças e famílias!

Nossa dica hoje será a confecção de lindas aranhas utilizando materiais muito simples.😀 Com elas vocês irão realizar contagens, desenvolver a coordenação motora e poderão se divertir muito! 🕷🕷🕷

Vocês precisarão de:

👉🏼Papelão;

👉🏼Canetinhas;

👉🏼pregadores de roupa;

👉🏼tesoura (sempre com o auxílio de um adulto).

A sugestão foi cedida pela professora Alexandra (6D)! 😊Acessem o vídeo e depois realizem a vivência aí na casa de vocês!😉

🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷🕷

Se desejarem, compartilhem conosco como foi a brincadeira! 

Email: 6ajereissati@gmail.com

😍Professoras: Fabiana e Joice😍

💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

😍 Olá crianças e famílias!😍

Mais uma semana se inicia e esperamos que estejam todos bem!😊

Nossa sugestão de hoje será uma parlenda!!!😀 Mas antes, vamos saber quais são as características desse gênero textual?👇🏼

"As parlendas integram o cenário infantil brasileiro há bastante tempo e têm muito o que ensinar. Isto porque elas fazem parte do folclore brasileiro e proporcionam, também, divertimento e aprendizado.

Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças." (trecho retirado de: https://leiturinha.com.br/blog/o-que-sao-parlendas-e-quais-seus-beneficios-para-os-pequenos/ )

Agora que já sabem um pouquinho sobre a importância das parlendas, vamos brincar e recitar?!😉


Esperamos que tenham gostado!!

Beijos!
💚Professoras Fabiana e Joice💚
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 18 de agosto de 2020.

  Olá Crianças e Famílias!

Tudo bem?

A sugestão hoje é realizar a atividade de alinhavo, com algumas propostas: fazer o contorno das formas geométricas, confeccionar uma pulseirinha e  preencher o coração.

O alinhavo vem da palavra alinhavar, isso é o que as costureiras fazem antes de costurar os tecidos na máquina, com pontos largos unem os tecidos para que fiquem no lugar, e esse movimento de pegar na agulha e atravessar os tecidos exigem planejamento, coordenação motora e concentração. 

Brincando de costurar as crianças desenvolvem habilidades importantes como: a coordenação motora; a criatividade; favorece o desenvolvimento da coordenação mão-olho através da manipulação dos elementos; a capacidade de resolver problemas; a percepção espacial; a lateralidade; o pensamento crítico; a capacidade de concentração.

Assistam o vídeo abaixo e brinquem bastante!

Enviem fotos, vídeos ou relatos para o e-mail 6ajereissati@gmail.com

Saudades
Com carinho! 💕
Professoras: Fabiana e Joice  
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 20 de agosto de 2020.

Olá crianças e Famílias !

Tudo bem?

Hoje vamos aprender uma brincadeira que temos como sugestão no material Trilhas de Aprendizagens :CINCO MARIAS.professora Débora do Infantil I 5D compartilhou esta brincadeira conosco.

É um jogo também conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das cinco pedrinhas", que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 centímetros, com enchimento de areia,farinha, grãos de arroz ou feijão.
Regras do jogo:
  1. Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
  2. Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
  3. Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
  4. Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
  5. Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Observação: Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão, que não seja o escolhido para a execução da jogada, ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez ao próximo jogador.
Ganha quem passar todas as fases.


Enviem fotos, vídeos ou relatos para o e-mail 6ajereissati@gmail.com

Saudades
Com carinho! 💕
Professoras: Fabiana e Joice 
💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕

São Paulo, 25 de agosto de 2020.

Olá famílias, olá crianças!
Espero que estejam todos bem!

Crianças, preparem-se para mexer o esqueleto! Nessa atividade, vamos pular com os pés abertos, fechados, para o lado direito e para o lado esquerdo! E ainda precisamos manter o equilíbrio! Então, atenção e.....
Vamos pular, vamos girar e nos divertir ao mesmo tempo que vocês desenvolvem todo o corpo e a coordenação motora ampla! Vamos começar?

Créditos da atividade para a professora Luciane do Infantil II 6B.


Enviem fotos, vídeos ou relatos das atividades que estão realizando em casa para o nosso e-mail: 6ajereissati@gmail.com

Saudades...
Com carinho! 💕
Professoras: Fabiana e Joice.
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 26 de agosto de 2020.

🥰Olá crianças e famílias!🥰

Como estão? 

Brincar contribui de forma única e significativa para a formação integral das crianças! Estimula a comunicação, favorece o convívio com outras crianças e com adultos que estão em contato com ela. Além disso, faz com que a criança se aproxime de outras culturas e realidades diferentes das quais está inserida diariamente. 🤹🏼‍♂️⚽🪁🚗

Abaixo, segue algumas imagens de brincadeiras tradicionais!😀

Sugerimos então, que registrem, através de desenhos ou pinturas🎨😉🎨 a sua brincadeira favorita e se puder realize essa brincadeira junto aos seus familiares!

"Sugestão cedida pela Professora Larissa (6 C)"

Compartilhem conosco as produções de vocês e se possível fotos ou vídeos de alguma brincadeira que realizaram juntos!

👉🏼E-mail: 6ajereissati@gmail.com

Saudades...

🎀Professoras Fabiana e Joice🎀

🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈🎈

São Paulo, 31 de agosto de 2020.

🦋 Olá crianças e famílias!🦋

Mais uma semana se inicia e esperamos que estejam todos (as) bem!😊

 E já vamos começar com brincadeira!! 😀👏🏼😀👏🏼😀

Nossa sugestão é uma brincadeira muito simples mas, também muito divertida. 

Vocês irão precisar de:

✅ bexigas;
✅ copos descartáveis;
✅ palitos de sorvete.

Vamos lá?!

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

E aí gostaram? Compartilhem conosco como foi a brincadeira na sua casa!😉
E-mail: 6ajereissati@gmail.com

🎈Professoras: Fabiana e Joice🎈

💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗

SÃO PAULO, 10 DE SETEMBRO DE 2020

Brincadeira: Gato Mia

Olá famílias! Olá crianças!
Tudo bem?

Hoje a brincadeira "Gato Mia" irá desenvolver os nossos sentidos, com exceção do sentido da visão, a brincadeira permite que usamos mais os sentidos da audição, tato e olfato. Já falamos dos cinco sentidos essa semana e vamos dar continuidade com essa brincadeira.

Como brincar: Mínimo de três participantes. Uma pessoa deverá estar com os olhos vendados e será o caçador, irá contar até 10 enquanto os outros participantes serão os gatos e deverão se esconder, ao término da contagem o caçador sai a procura dos gatinhos dizendo "Gato mia", assim pelo som do miado, o caçador encontrará o gato e deverá reconhecer quem é através do tato, da voz ou do cheiro. A brincadeira acaba depois que o caçador identificar todos os gatinhos. Caso o caçador erre o nome do gatinho, esse gatinho escolhe outro esconderijo. 

Vejam no vídeo como é a brincadeira:
Brinquem bastante e nos contem como foi!

Enviem e-mail para: 6ajereissati@gmail.com

Com carinho!💕

Professoras: Fabiana e Joice

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

São Paulo, 16 de setembro de 2020.

💖 Olá crianças e famílias!💖

A sugestão de hoje é que confeccionem um brinquedo chamado Balangandã!😊🤩😊

Para isso vocês irão precisar de:

tiras de papel crepon (qualquer cor);

barbante;

folha de revista ou jornal;

fita adesiva.

Após construírem o brinquedo, vocês terão diversas possibilidades de brincadeira, pois o balangandã pode ser girado em diversos sentidos: para cima, para baixo, em movimentos circulares, para um lado, para o outro, só não pode ficar parado! 

Vamos acompanhar a construção do brinquedo no vídeo produzido e cedido pela Professora Luciane (Infantil II - 6B)?!

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼


Agora, é só construir o balangandã de vocês e partir pra brincadeira!
Divirtam-se!
E-mail: 6ajereissati@gmail.com

Com carinho,
💗Professoras Fabiana e Joice💗
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2020.

Olá, crianças e famílias!

Hoje a nossa sugestão é uma brincadeira super tradicional, que com certeza muitos familiares já brincaram bastante: a "Adoleta".

Para brincar precisaremos apenas das mãos e, além de ser muito divertido, contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, raciocínio lógico, coordenação motora e lateralidade. 
É preciso de no mínimo duas pessoas para realizar a brincadeira. 

Como brincar

Um participante coloca a mão direita sobre a esquerda do outro.
Cada jogador bate na mão do outro, que "passa a palma" para o outro amigo, enquanto cantam a música abaixo (cada sílaba vale uma palma), até atingir a letra "u".
Aquele que conseguir bater na mão do colega ao falar "u" desclassifica o outro. Caso contrário, ele mesmo deve sair do jogo. Vence quem ficar por último na brincadeira.

Letra da música

"Adoleta
Lepeti, peti, polá
Le café com chocolá
Adoleta

Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu
Com a letra 'u'
A E I O U."


Fonte: https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/palmas/372-adoleta-1

Créditos para as professoras Elaine e Francieli, do Infantil I 5C.

Estamos com muita saudade!
Enviem e-mail para: 6ajereissati@gmail.com

Aguardamos ansiosas a participação de todos!

Com carinho!
Professoras: Fabiana e Joice.

💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟

São Paulo, 21 de setembro de 2020.

🌼Olá crianças e famílias!🌼

Mais uma semana se inicia e esperamos que estejam todos bem!😃

Iniciaremos com a sugestão de confecção de um jogo muito apreciado pelas crianças... o Boliche!👏🏼🎳👏🏼🎳

Iremos confeccioná-lo utilizando alguns materiais que podemos reutilizar e assim, além de aprender e brincar, estaremos também contribuindo com o meio ambiente, não é mesmo?!😉😉

 Se possível, procurem sempre reutilizar materiais como os que este jogo sugere, ok?!

Vocês precisarão de:

✅garrafinhas PET, de preferência pequenas;

✅jornal, revistas ou qualquer outro tipo de papel que possa ser reutilizado;

✅ fitas adesivas;

✅ tiras de papel crepon;

✅pedrinhas ou areia.

Vamos ver?

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼


Esperamos que tenham gostado e que se divirtam!!
Se desejarem, nos enviem fotos ou vídeos da brincadeira aí na sua casa!
6ajereissati@gmail.com

Abraços!
💛Professoras Fabiana e Joice💛
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 02 de Outubro de 2020.

🌟 Olá crianças e famílias!🌟

Vamos encerrar esta semana com muita diversão?!😃

Temos duas dicas pra vocês hoje...👏🏽👏🏽👏🏽

A primeira é um JOGO DA VELHA um pouco diferente, mas muito divertido.

Em um lugar com mais espaço da casa de vocês, façam o tabuleiro no chão, com fita adesiva ou outro material que tenham disponível. Utilizem potes, tecidos, pratos ou copos descartáveis para representar o "X" e "O" de cada participante. Depois é só correr pra ver quem consegue realizar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.

Vejam no vídeo abaixo uma breve demonstração de como a brincadeira pode ser realizada: 

❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕


  ❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕❌⭕

Sugestão cedida pelas Professoras Francieli  e Elaine ( 5C)

💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛

A segunda dica é esta Programação Super Especial da SEMANA DA CRIANÇA com a Vila Sésamo! 😉🤩👏🏼

Se inscreva e vamos curtir com as crianças!!!!


Acessem o link abaixo para acesso às informações e inscrições:
👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼


Compartilhem conosco suas experiências e aprendizados!
6ajereissati@gmail.com

Excelente final de semana!

Beijos!

✨Professoras: Fabiana e Joice✨

💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

São Paulo, 06 de Outubro de 2020.

Olá crianças e famílias!!

Essa é uma das brincadeiras para a semana das crianças!!

 A hora do banho é uma oportunidade de diversão e que tal brincar com as cores e pintar os azulejos do banheiro!? Não se preocupe com a bagunça, brinque no box e depois é só limpar! As crianças vão brincar e nunca mais vão esquecer desse momento!

O banho de gelatina estimula vários sentidos (tato, olfato, paladar). Use duas ou três misturas de gelatina comum, separe em potinhos as cores diferentes. Deixe na geladeira somente para engrossar e ficar com uma textura pastosa. Coloque os potinhos dentro de uma bacia grande, ou outro recipiente (banheira, caixa de brinquedos, piscina inflável) no box do banheiro e encha com a gelatina.

Se a criança for alérgica a gelatina, substitua por tinta guache.

Deixe a criança explorar as cores, pintar, desenhar, até se lambuzar com as cores, entrar na bacia e viver o momento com curiosidade e intensidade.

Sugestão da brincadeira: https://www.tempojunto.com/

Registre esse momento e compartilhe conosco!
E-mail6ajereissati@gmail.com

Saudades!♡♡
Professoras: Fabiana e Joice🌼🌼
💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

São Paulo, 07 de Outubro de 2020.

✨ Olá crianças e famílias!✨

Nossa proposta hoje é... SE FANTASIAR!!!🎉🎭🤠🤡🤖

Permitir que as crianças se fantasiem, em qualquer ocasião, traz muito mais do que diversão, já que o seu uso favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades, além de fomentar a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Nós, adultos, podemos permitir à criança participar da escolha da fantasia, seja ela pronta ou produzida utilizando tecidos e adereços diversos. O importante é levar em conta as preferências das crianças, sendo flexíveis na hora de se fantasiarem. 

Alguns benefícios de brincadeiras com fantasias, além dos já citados são: 

✅ Desenvolver habilidades sociais;

Trabalhar as emoções; 

Melhorar a autoestima.

No início do ano, nossa turminha teve a possibilidade de ir à escola utilizando suas fantasias, vamos rever algumas fotos desse momento? 😃💗😃💗

💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

Agora, proporcionem aí na casa de vocês momentos de se fantasiar e compartilhem conosco através de fotos, vídeos ou comentários como foi essa experiência!
6ajereissati@gmail.com

Beijos e... saudades!

❤ Professoras Fabiana e Joice ❤

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


SÃO PAULO, 08 DE OUTUBRO DE 2020.

 Olá famílias!

Tudo bem?

A sugestão de atividade hoje, mexe com a recordação da muitos adultos que brincaram com esse jogo em suas infâncias: DETETIVE E LADRÃO.

Aproveitem para conversar com as crianças sobre as brincadeiras que fizeram parte de suas infâncias!

Para brincar vamos precisar de:

Cartas

Confeccione com as crianças cartas (de papel sulfite, papelão, folha de caderno, ou outros materiais disponíveis em casa) com o nome e o desenho  dos personagens do jogo, assim as crianças não alfabetizadas conseguem brincar também.

1 carta  LADRÃO 

1 carta DETETIVE

3 cartas VÍTIMAS (a depender de quantos participantes estarão jogando)

 Vamos as regras do jogo :

Retirar a carta para saber o seu papel no jogo (VÍTIMA, LADRÃO OU DETETIVE)

O detetive deve ficar bem atento para apanhar e desvendar quem é o ladrão.

O ladrão atinge a vítima com uma piscada de olho.

A vítima anuncia que "morreu" e sai da brincadeira.

O jogo acaba quando o detetive descobre quem é o ladrão e anuncia : "PRESO EM NOME DA LEI".

O ideal é fazer a brincadeira com mais de quatro pessoas.

Confiram o vídeo abaixo a sugestão do site TEMPOJUNTO:

https://youtu.be/XKzHGmi7cgM

Esses momentos em família são preciosos e as recordações serão eternas!

Compartilhem conosco, adoraríamos receber relatos, fotos ou vídeos!!
E-mail 6ajereissati@gmail.com

Beijos e... saudades!

❤ Professoras Fabiana e Joice ❤

💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗

São Paulo, 09 de Outubro de 2020.

✨ Olá crianças e famílias!!!✨

Finalizamos mais uma semana e as dicas hoje são pra tornar esse final de semana e feriado mais alegres! 👏🏼😃🎉🤩😜

Abaixo, segue um vídeo com várias dicas de brincadeiras pra fazer em família! Esperamos que se divirtam muitooooo!😊👇🏼

Dica cedida pela Profª Vera Martinez (Aba Dicas do Blog da Emei)

🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭

🥰FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!🥰

Beijos!
💚Professoras Fabiana e Joice💚
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚

São Paulo, 20 de outubro de 2020

 Olá famílias e crianças!

Tudo bem?!

Para a atividade de hoje utilizaremos: caneta, papelão, tampinhas de garrafas e papel.

O objetivo da atividade é posicionar as setas de acordo com o desenho. 

Através dessa atividade iremos desenvolver a noção espacial, a lateralidade, coordenação motora, coordenação visomotora, atenção e concentração.

Vamos lá?!

https://www.youtube.com/watch?v=P5S91wNiaWU&t=11s

Façam em casa e compartilhem conosco através do e-mail:
6ajereissati@gmail.com

Estamos com muita saudade!
Beijinhos!! 💞
Professoras: Fabiana e Joice
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
São Paulo, 21 de Outubro de 2020.

 😍Olá crianças e famílias!😍

A sugestão de hoje é o 1º Episódio desta série de vídeos acessíveis (Pílulas do Brincar),  na qual o arte-educador Thiago Franco propõe uma brincadeira inspirada em um artista. Este episódio conta com a inspiração de Hanoch Piven, que cria suas obras utilizando diferentes objetos, dando um novo significado à eles.🤩👏🏼👏🏼😉

Veja o vídeo, separe alguns materiais (não precisa ser necessariamente os mesmos do vídeo, a criatividade de vocês é essencial!!!), e faça a SUA ARTE!!!! Depois fotografe e nos mande uma foto através do e-mail da turma: 6ajereissati@gmail.com


(Material  desenvolvido pela Mais Diferenças  para o Projeto Brincar)

Beijos!
💖Professoras Fabiana e Joice💖
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

São Paulo, 23 de Outubro de 2020.

💛Olá crianças e famílias!💛

A sugestão de hoje é aprender matemática brincando!!!

Vocês irão precisar de:

✔ Papelão;

✔ Canetinha;

 ✔ Tampinhas de garrafa

Confeccionem juntos as plaquinhas e depois utilizem as tampinhas numeradas para compor as sequências numéricas!

Vejam no vídeo:


Esperamos que se divirtam e aprendam muito!!!

Sugestão cedida pela Professora Débora (5D)

Excelente Final de Semana!!!!
💖Professoras Fabiana e Joice💖

💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖

São Paulo, 12 de novembro de 2020
Olá famílias!

Tudo bem?

A atividade de hoje é o jogo "Labirinto de Moçambique" e para brincar precisamos de um espaço pequeno para desenhar no chão o labirinto, ou podemos também utilizar uma folha de papel e tampinhas de garrafa pet.

Seu jogo original pede para que o jogador esconda uma pedrinha em sua mão e outro tente adivinhar em qual mão está, mas você pode fazer jokenpô ou par ou ímpar.

O que trabalhamos nesse jogo: Conhecer e valorizar as brincadeiras e jogos de matriz africana e a valorizar a importância desse patrimônio cultural; desenvolvimento do tempo de reação, atenção, concentração;

https://youtu.be/qRt8NQxjH3I

Divirtam-se!
Compartilhem conosco!
E-mail: 6ajereissati@gmail.com

Beijinhos!
Professoras: Fabiana e Joice!😘😘
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨
São Paulo, 13 de Novembro de 2020.

 Olá!!! Desejamos que se encontrem bem!

Nossa sugestão hoje é a brincadeira "Amarelinha Africana". 👏🏼👏🏼👏🏼Em nossa escola, já realizamos esta brincadeira algumas vezes, talvez algumas das crianças se recordem dela.🤔🤔

Para realizá-la vocês só precisarão de fita adesiva.

Objetivos: Ritmo, concentração, sequência de movimentos, memória, cooperação, motricidade.

Desenhe no chão um quadrado grande dividido em 4 colunas com 4 linhas. Enquanto vão cantando uma música rítmica, as crianças vão pulando entrando uma por vez como no vídeo. Acompanhem e depois divirtam-se!👇🏼👇🏼👇🏼


✔Abaixo, deixo mais duas sugestões de brincadeiras para que possam realizar! E, embora as duas brincadeiras mencionem ser realizadas em grupo, elas podem ser facilmente realizadas com poucas pessoas também... até mesmo em duplas.😀😀😀

 Escravos de Jó 

Objetivos: Concentração, ritmo, lateralidade, cooperação, motricidade fina.

Esta é uma brincadeira que foi originada e outras brincadeiras cantadas africanas que utilizam pedrinhas para fazer a brincadeira e manter o ritmo cantado. A brincadeira pode ser inúmeras variações entre as regiões do Brasil. Cada jogador recebe um pedrinha e o objetivo é executar todos os movimentos sem errar nenhum, ao mesmo ritmo.

Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. As pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado direito enquanto as crianças a batem no chão no ritmo da música. Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos levantam e batem novamente as pedrinhas sem passar para o colega. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada, até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas de um lado para o outro, mas sem entregá-las a ninguém. Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição, até que reste apenas o vencedor.

“Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá”

  Acompanhe meus pés (Zaire)

Objetivos: memória, sequência de movimentos, motricidade ampla, concentração, ritmo, controle de ansiedade, desenvoltura.

As crianças formam um círculo enquanto o líder passeia por dentro cantando uma música. Em um determinado momento, ele para na frente de uma criança e faz um tipo de dança. Se ela conseguir imitar os passos será o próximo líder. Se não, este escolherá outra pessoa e novamente faça a dança, até que o novo líder seja definido.

(fonte de pesquisa: https://educacrianca.com.br/brincadeiras-africanas-para-fazer-na-escola/)

Compartilhem conosco fotos/vídeos ou até mesmo comentários!

6ajereissati@hotmail.com

Excelente final de Semana!

🌸Professoras Fabiana e Joice🌸

São Paulo, 19 de novembro de 2020

Olá famílias! Tudo bem?

A sugestão de atividade hoje é reunir a família para uma brincadeira de origem africana: "Mbube".

Vamos conhecer um pouco sobre essa brincadeira:

Origem: Gana
Jogadores: Dois a jogar e vários a dar assistência.
Material: Faixa de tecido.


Como brincar:
Duas crianças têm os olhos tapados e estão dentro de uma área delimitada. Uma é o leão, outra é a presa e ambas têm de se mover devagar. Quando o leão estiver perto da presa, as outras crianças devem dizer bem alto: "Mbube! Mbube!". Mas, se ele estiver longe, os espectadores dizem baixinho:"Mbube! Mbube!". O volume do coro das crianças, subindo e descendo, vai guiando a caçada do leão, mas também a fuga da presa. 
(Fonte: https://quebichotemordeu.com/bichos-no-sotao/ 
mbube-mbube-as-brincadeiras-das-criancas-em-africa)
 
Confiram no vídeo abaixo:
https://youtu.be/_fk_p078Cts

Adaptação: Como estamos em isolamento social, pode-se delimitar um espaço na sala de casa e com três pessoas já é possível realizar a brincadeira.

Divirtam-se e compartilhem conosco através do e-mail:
6ajereissati@gmail.com

Estamos com saudades!
Beijinhos😘😘
Professoras: Fabiana e Joice




8 comentários:

  1. bom dia.
    Com certeza o Enzo gosta muito dessa brincadeira, vamos continuar fazendo para ele se divertir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Postaremos mais sugestões de brincadeiras.
      Continuem acompanhando!
      Professoras Fabiana e Joice

      Excluir
  2. Super legal , Alem de estimular..A criançada adora brincar com agua né !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes com a participação de vocês!
      Continuem acompanhando, teremos mais sugestões de atividades.

      Professoras Fabiana e Joice

      Excluir
  3. Que legal, quantas idéias legais de brincadeiras!

    ResponderExcluir
  4. Que bom poder saber que estão gostando!
    Grande abraço!
    Professoras: Fabiana e Joice

    ResponderExcluir
  5. Muito boa atividade vou fazer com a Ana Clara bjo boa semana pra vocês também 😍😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A Ana Clara vai amar! Esses momentos em família são preciosos!
      Boa semana!
      Ah... se puder registre esses momentos e compartilhe com a gente!
      Beijos das professoras Fabiana e Joice!

      Excluir