Hoje vamos fazer um desenho diferente, as comandas do desenho é dada por uma pessoa e a outra pessoa irá desenhar o que se pede.
Vamos lá!
Usem a criatividade, criem desenhos divertidos com outras comandas!
Outra sugestão: 1- Cabeça triangular 2- Olhos grandes 3- Nariz de tamanduá 4- Boca aberta 5- Orelhas de gato 6- Pescoço longo 7- Corpo redondo 8- Quatro patas de cachorro 9- Rabinho de porco
Vocês se lembram da sugestão de vivência do dia 24 de junho? Era referente à importância dos materiais de largo alcance... se ainda não viu dê uma olhadinha nesta postagem e também no vídeo que lá se encontra.😉
E aí, conseguiram juntar alguns dos materiais solicitados naquela postagem? Espero que sim! Mas, se não conseguiu, pode começar a qualquer tempo, combinado?
No material Trilhas da Aprendizagem, página 33 temos a caixa mágica que permite uma infinidade de criações. Que tal montar a sua?
Sigam as sugestões e divirtam-se!
Depois, nos conte como foi, o que conseguiram juntar, como foram as brincadeiras que esses materiais proporcionaram à vocês, conseguiram construir alguma coisa? Compartilhe conosco esses aprendizados!
👉Indicação Material Trilhas da Aprendizagem página 33.
Hoje a proposta de atividade é a realização de alguns movimentos.
A professora Débora do Infantil I 5D, preparou um desafio para vocês, tentem realizar aí em casa e vale desafiar todos da família!
Vamos lá!?
Aguardamos suas participações através do e-mail 6ajereissati@gmail.com
Saudade de todos!
💚 Professoras: Fabiana e Joice 💚
Importante
A vacinação contra a Gripe foi prorrogada até dia 30/06/2020, comparecer a UBS mais próxima da sua residência com a carteirinha de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação.
Hoje a publicação diz respeito à algo primordial na infância: "o brincar". E nossa sugestão, gentilmente cedida pela Professora Elaine (Infantil I) irá relatar um pouco sobre a importância da brincadeira para nossas crianças.
"Independente do nível social ou contexto cultural nos quais estão inseridas, todas as crianças brincam. O brincar oferece a oportunidade de se desenvolverem neurologicamente, cognitivamente, sócio-emocionalmente e fisiologicamente de maneira divertida. Também as guia na construção de suas relações de amor e de confiança com as pessoas ao redor e com o mundo. Além disso, faz parte do nosso impulso natural explorar, relacionar-se e transformar os ambientes que nos cercam.
Exemplos de materiais de largo alcance ou materiais não estruturados: botões, rolos de papel higiênico, barbante, caixas de papelão, embalagens e potes plásticos, pedacinhos de madeira, tampinhas, tecidos. Elementos da natureza também se enquadram nessa categorização: gravetos, pedrinhas, areia, terra, sementes,etc. que, ao serem disponibilizados aos bebês e crianças, ganham outro significado. São materiais que não foram concebidos para ser brinquedos, não foram criados com essa intencionalidade. Contudo, a inventividade da criança e seu imaginário dão outro significado a esses objetos". (Trecho retirado do Blog Inf. I 5A)
O vídeo abaixo exemplifica bem a importância desses materiais na educação infantil: "As aventuras de um menino e sua caixa de papelão"
Agora que já sabem da importância desses materiais na infância, separe aí na sua casa alguns desses objetos para a próxima semana!
Vale tudo o que puderem juntar: caixas, tecidos, potes, tampas, enfim, tudo aquilo que você quiser e achar interessante! Daremos continuidade à esta vivência ok?!😉
A atividade que propomos hoje é a confecção do bilboquê e a brincadeira com o bilboquê.
Ao confeccionar o brinquedo junto com a criança a criatividade estará solta, podendo decorar da maneira que a imaginação permitir, assim desenvolver um projeto em família e estreitar os vínculos afetivos.
Ao brincar com o bilboquê a criança desenvolve a coordenação motora, equilíbrio, concentração, lateralidade, noção espacial e podemos também quantificar os acertos.
Com o brinquedo pronto a diversão é garantida!
Façam e brinquem aí em casa!
Tirem fotos, façam vídeos e compartilhem conosco através do email: 6ajereissati@gmail.com
Hoje teremos reconto de uma história que é um clássico! "Os três porquinhos" foi escrita por Joseph Jacobs, em 1853, mas de lá até os dias atuais houveram inúmeras adaptações dessa história que continua encantando as crianças e sendo uma das preferidas da turminha.
O material Trilhas da Aprendizagem, nas páginas 46 a 56 , relata um pouco sobre a importância das leituras e das histórias na educação infantil. Vale a pena ver as dicas que lá estão!😃
Sabendo da importância de se disponibilizar diferentes gêneros textuais para as crianças, sejam eles: contos de fada, adivinhas, parlendas, fábulas, receitas (Trilhas da Aprendizagem, p. 46) enfim, ampliar ao máximo o repertório delas, hoje nossa sugestão é o vídeo: "Lampião, lá do sertão" (Mariane Bigio) que reconta, através do cordel, a história de Lampião e Maria Bonita de uma forma muito divertida.
Mas antes de ver, vamos conhecer um pouquinho sobre esse tipo de literatura?
👉 Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino;
👉 Trabalha a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira;
👉 Sua forma mais habitual de apresentação são os "folhetos": pequenos livros com capas de xilogravuras que ficam pendurados em barbantes ou cordas, daí surge o nome: cordel.
Agora vamos apreciar o vídeo? E se desejarem, conte para nós se já haviam escutado ou lido algo relacionado à este tipo de literatura. As famílias que são da região do nordeste podem falar um pouco para as crianças sobre isso ou até mesmo sobre alguma manifestação cultural específica de sua região, será muito enriquecedor conhecer outras culturas!
Vamos fazer uma linda arte com muitas cores e aprender uma nova forma de pintar.
Usamos nesta atividade folha branca, mas pode ser feita em jornal, revista, papelão, ou outro material disponível em casa. Com fita crepe ou durex escreva o seu nome e com a buchinha carimbe com diferentes cores, ao final retire a fita crepe ou o durex e verá uma bela arte com o seu nome!
"A arte possibilita que a criança expresse todo o seu mundo
interior, além da relevância para o desenvolvimento da sensibilidade,
da imaginação e da criação. Deixar as crianças se expressarem,
criarem, inventarem suas produções artísticas podem promover
mais tranquilidade para elas, menos stress, além de ser fundamental
para que elas possam expressar o que estão sentindo e pensando
diante de tantas mudanças no momento em que estamos vivendo."
TRILHAS DE APRENDIZAGENS PAG. 39
Assistam o vídeo e confiram!
Façam em casa e compartilhem conosco através do e-mail: 6ajereissati@gmail.com
Para quem não tiver tinta guache em casa poderá realizar essa receita e produzir tinta caseira: TINTA CASEIRA Ingredientes 2 colheres de açúcar; 1⁄2 colher de sal; 1⁄2 xícara de amido de milho; Corante alimentício ou suco em pó Modo de fazer: Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos sempre mexendo. Acrescente o sal e o açúcar. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual a da tinta guache desligue e deixe esfriar. Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescenta cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente. (Trilha de aprendizagens pag. 40)
Vocês sabiam que podemos aprender muito através das brincadeiras? Aliás, a infância é marcada pelas brincadeiras, interações e muito aprendizado não é mesmo?! A sugestão de hoje é a brincadeira "Números Martelados"! Para brincar você vai precisar de:
casquinhas de ovos; aproximadamente dez casquinhas ou mais;
canetinha/lápis preto;
martelinho de brinquedo, colher de pau ou qualquer objeto que sirva para quebrar as casquinhas, ah pode até usar a própria mão!
Variação: ao invés de escrever números nas casquinhas, podem ser letras.
Esperamos que se divirtam fazendo aí na casa de vocês e não esqueçam de nos enviar através do email: 6ajereissati@gmail.com esses preciosos momentos!
A história de hoje é sobre um Tatu que queria realizar um sonho, foi em busca dele e encontrou algo além do que procurava. Convidamos vocês a ouvir essa linda história e após assistir ao vídeo compartilhem conosco seus comentários, fotos ou vídeos da família neste momento tão enriquecedor, através do e-mail 6ajereissati@gmail.com .
Nós gestores e professores da EMEI
SENADOR CARLOS JEREISSATI informamos que a SME (Secretaria Municipal de
Educação) disponibilizou para todos os alunos a plataforma virtual “GOOGLE
CLASS ROOM” para que tenham acesso aos conteúdos digitais disponibilizados
pelas suas escolas.
As professoras da EMEI SENADOR CARLOS
JEREISSATI, através do nosso BLOG já estão oferecendo esses conteúdos aos
alunos desde o retorno do recesso escolar que ocorreu em Abril.
Continuaremos postando as nossas
sugestões de atividades aos alunos e responsáveis neste BLOG e utilizaremos o
Google ClassRoom para registro do que estamos apresentando aqui e
redirecionando os acessos para cá.
Ressaltamos a importância da
participação dos alunos e famílias e sempre que possível, solicitamos que nos
enviem fotos, vídeos ou relatos sobre os momentos de realização dessas
atividades.
O endereço de e-mail para envio desses
registros é o e-mail da turma:
Todos os e-mails e logins já foram
testados e estão ativos e funcionando, caso tenham dificuldades no acesso
verifiquem se estão digitando todas as letras corretamente e se não esqueceram
de colocar o ponto entre o sobrenome do aluno e sua data de nascimento
Os pais e responsáveis que desejarem
poderão acessar as duas plataformas (este BLOG e o Google ClassRoom) ou
escolher a que mais se adequa a sua realidade, nas duas plataformas as
postagens serão as mesmas.
Segue também link para acesso ao tutorial
da SME sobre o GoogleClassRoom que explica como utiliza-lo no
computador/notebook e como baixa-lo no celular.